Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 30 de junho de 2014

PSDB mostra força em convenção marcada por críticas ao Governo

PSDB mostra força em convenção marcada por críticas ao Governo
Fotos: Walla Santos
O PSDB realizou sua convenção estadual neste domingo (29) no ginásio do Colégio Pio X, em João Pessoa, para oficializar o nome do senador Cássio Cunha Lima como candidato ao governo do Estado.

Além de Cássio, foi ratificado o nome do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) como candidato a vice-governador. Já para o senado, Wilson Santiago (PTB) foi oficializado como candidato.

Para a suplência no senado, os nomes indicados são o do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN) para a primeira suplência e o empresário Júnior Evangelista como segundo suplente.
Em sua fala, Cássio voltou a fazer duras críticas ao governador e destacou que a primeira tarefa que teria ao assumir o governo, caso eleito, seria reconciliar o governo com a sociedade. “Na Paraíba, nós vivemos um tempo em que o confronto, a discórdia, o desencontro é promovido pelo próprio governo”, destacou.

Cássio ainda falou sobre o vice-governador Rômulo Gouveia, que após anunciar que acompanharia a sua candidatura, teve auxiliares exonerados e teria amanhecido hoje com os telefones cortados.

A convenção do PSDB teve a presença de Marcondes Gadelha, que anunciou aliança do PSC com o PSDB, além de Genival Matias (PT do B), Pastor Jutahy Menezes (PRB) e Benjamim Maranhão (Solidariedade). Quem ainda esteve presente no evento, vestido a caráter com camisa amarela, foi o deputado Antônio Mineral, que apesar de ser filiado ao PSDB, era ligado a Ricardo Coutinho.

Leonardo Gadelha confirma que será candidato a vice-presidente da República

Leonardo Gadelha confirma que será candidato a vice-presidente da República; convenção acontece na CMJP
O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) confirmou na manhã desta segunda-feira (30), que está desistindo de sua candidatura a reeleição para ser candidato a vice-presidente da República na chapa do candidato a presidente Pastor Everaldo (PSC).

O pastor Everaldo formulou o convite ontem ao parlamentar que de pronto aceitou. Na convenção que acontece logo mais na Câmara Municipal de João Pessoa, o nome do deputado será anunciado oficialmente.

sábado, 28 de junho de 2014

Comércio de Brasília fecha para jogo do Brasil e abre uma hora depois do fim da partida

Reprodução
Os centros de compras vão interromper o funcionamento ao meio-dia e voltarão a atender uma hora depois do fim da partida entre Brasil e Chile, hoje, em Belo Horizonte. Nas lojas de rua, o expediente fica a critério dos empresários.
Hoje, os olhares dos brasilienses e dos visitantes da cidade estarão voltados para o Mineirão, em Belo Horizonte, onde a Seleção Brasileira, a partir das 13h, enfrentará o escrete chileno. Diante da importância da partida, que definirá se o Brasil segue na disputa do Mundial, as lojas dos shopping centers fecharão as portas ao meio-dia e reabrirão uma hora depois do jogo. Os estabelecimentos de rua têm autonomia para decidir sobre o funcionamento — abertura fica a critério do empresário.

O esquema de funcionamento do comércio para essa segunda etapa da Copa do Mundo foi acertado entre patrões e empregados no início da semana. A decisão de funcionar levou em conta pesquisa feita com superintendentes de shopping e donos de lojas de rua. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Edson Castro, hoje não é feriado, há um grande número de pessoas na cidade, e manter as portas baixadas significaria uma perda grande para o segmento.

No setor público, as estatais — Caesb e CEB — atenderão em regime de plantão as atividades de manutenção e operação. Os postos do Na Hora terão expediente reduzido — das 7h30 às 11h. O Jardim Zoológico e o Jardim Botânico estarão fechados à visitação. Em compensação, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, estará aberto aos brasilienses e aos turistas, das 8h às 16h.

As delegacias de polícia também funcionarão em regime de plantão. O consumidor que precisar fazer uma denúncia poderá recorrer a uma unidade do Procon nos postos do Na Hora, até as 10h30. O Metrô terá atividade normal, das 6h às 23h30. O Hemocentro estará aberto apenas para coleta de sangue das 7h às 11h.


O que funciona hoje



» Metrô
Funcionamento normal das 6h às 23h30.

» Na hora
Neste sábado os pontos de atendimento fecharão duas horas mais cedo, das 7h30 às 11h. Na segunda-feira (30), não haverá expediente.

» CEB
A Companhia Energética de Brasília prestará atendimento 24 horas pela Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 116. As atividades essenciais de manutenção e operação serão mantidas em esquema de plantão. As agências funcionarão apenas nos postos Na Hora, das 8h30 às 10h30.

» Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) prestará atendimento 24 horas pela Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115. As atividades essenciais de manutenção e operação serão mantidas em esquema de plantão.

» Zoológico
Não haverá expediente.

» Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais da rede atendem apenas urgências e emergências, seguindo as escalas de plantão. Os ambulatórios dos hospitais, Clínicas da Família, Centros e Postos de Saúde não abrirão no fim de semana.

» Jardim Botânico
Não haverá expediente neste sábado.

» Água Mineral
Ficará aberta das 8h às 16h.

» Comércio
As empresas fecharão as portas uma hora antes do jogo e só reabrirão uma hora depois do fim da partida.

» Delegacias
Funcionarão em esquema de plantão.

» Procon
Sede e postos do Procon ficam fechados. O atendimento será feito apenas nos postos do Na Hora, até as 10h30.

» Centros Olímpicos
Centros Olímpicos e Paralímpicos estarão fechados neste sábado em razão do jogo.


» Hemocentro
Doação de Sangue (Coleta): das 7h às 11h. Ambulatório: sem expediente.


CorreioBrasiliense

Partidos da base de apoio à pré-candidatura do senador Cássio realizaram suas convenções e homologaram suas candidaturas.

Rizemberg Felipe
Na convenção do PEN também estiveram presentes representantes do PSC, Solidariedade e PPS
Na manhã de ontem, PEN, PMN e PSDC, partidos da base de apoio à pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo do Estado, realizaram suas convenções em João Pessoa e homologaram suas candidaturas. “Coligações que se formam para permitir que tenhamos uma vitória eleitoral que possibilite a reconciliação do governo com a sociedade. O que a Paraíba mais precisa, nesse instante, é que o seu governo do Estado faça as pazes com a sociedade paraibana. Chega de confrontos, chega de enfrentamento, é um momento de conciliação, de conviver com as diferenças e construir o desenvolvimento da Paraíba”, avaliou Cássio Cunha Lima, que participou das três convenções.

Em sua primeira eleição na Paraíba, o PEN homologou onze candidaturas a deputado estadual e apenas uma para federal, entre elas a do presidente do partido e da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, além dos deputados Branco Mendes, Edmilson Soares, José Aldemir, Toinho do Sopão e Aníbal Marcolino.

“Este evento festivo coroa todo o trabalho que tivemos ao longo dos meses. Nos reunimos e apresentamos as nossas candidaturas reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do Estado e a construção de uma Paraíba com mais igualdade de oportunidade para o nosso povo”, disse Ricardo Marcelo.

Mesmo com espaço na chapa majoritária ainda indefinido, o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra afirmou que está à disposição da aliança, com a intenção de contribuir com o processo eleitoral. Já o presidente do PEN, Ricardo Marcelo, afirmou que deixou o PSDB à vontade para definir os cargos na chapa, pois o partido não barganha espaços na majoritária.
No entanto, Cássio Cunha Lima defendeu que Luciano Agra ocupe a primeira suplência do Senado.

“Agra não pode, por sua dimensão política e competência, ficar fora da chapa majoritária. Nós temos dois espaços que são igualmente relevantes. A vice-governadoria e a primeira suplência. Se não foi possível compor com o PEN na primeira vice, porque Ruy acabou somando apoio de partidos importantes e com isso amplia nosso leque de alianças, eu particularmente estarei defendendo que Luciano Agra esteja compondo a majoritária como primeiro suplente de senador”, revelou Cássio Cunha Lima.

Na convenção do PEN também estiveram presentes representantes do PSC, Solidariedade e PPS, a exemplo do presidente da sigla, o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira.

PMN E PSDC ARTICULAM COLIGAÇÕES
O PMN homologou 22 candidaturas a deputado estadual e seis para deputado federal, durante a convenção que aconteceu no Hotel Iguatu, no Cabo Branco. As discussões do partido agora giram em torno da formação de coligações entre oito partidos, que anunciaram apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima, para a disputa proporcional. 

“Nossa dúvida agora é se nos dividiremos em duas coligações ou faremos uma única. O PMN já havia definido apoio a Cássio e hoje estamos confirmando”, disse a presidente do partido, Lídia Moura. O apoio vai garantir aproximadamente 20 segundos de tempo de propaganda gratuita à candidatura do PSDB.

Já o PSDC apresentou 12 nomes para a disputa proporcional, sendo onze pleiteando vagas na Assembleia Legislativa e um para a Câmara Federal. “Nosso partido tem um compromisso com a família. 

Estamos pleiteando uma vaga na Assembleia Legislativa, para isso temos vários candidatos. Estamos buscando uma boa coligação, através de conversas com os pequenos partidos, como o PMN, PTC, PTdoB e PTN para formar uma composição para ter representantes de cada partido na Assembleia Legislativa”, explicou o presidente do PSDC, João Corujinha. No próximo domingo, o PSDB, PPS e PMDB realizam suas convenções partidárias na capital.

JP

Manifestantes espalham protestos por BH em dia de jogo do Brasil

Neste sábado (28), Belo Horizonte recebe o jogo entre as seleções do Brasil e do Chile. No dia da decisão das oitavas de final da Copa, a expectativa é que manifestações ocorram em pelo menos três pontos da capital mineira.

Os eventos “Copa sem povo, tô na rua de novo!” e “Contra a farra da Fifa e a farsa eleitoral”, marcados em rede social, esperam reunir juntos cerca de 800 pessoas na Praça Sete, no Centro de BH. Já o “Amanhã vai ser maior, amanhã vai ser melhor” deve juntar quase 300 na Praça da Estação, também na região central da capital.

Os manifestantes pretendem seguir em passeata até a Praça Diogo Vasconcelos , na Savassi, local onde milhares de torcedores devem se reunir para assistir o jogo entre Brasil e Chile.

Porém, nos últimos protestos a Polícia Militar impediu que os grupos saíssem em passeata pela cidade. Neste sábado (28), a estratégia deve ser mantida já que a Justiça suspendeu a liminar que restringia a ação da PM durantes os protestos contra a Copa do Mundo em Minas Gerais.

A liminar reconhecia o direito à livre manifestação e havia determinado que polícia não impedisse a realização de protestos e atos públicos. A medida atendeu a um mandado de segurança coletiva impetrado pelo Centro de Cooperação Comunitária Casa do Palmares.

A decisão da Justiça ainda cabe recurso.

Do R7
 

quinta-feira, 26 de junho de 2014

GDF adia licitação para projeto de túnel que vai ligar Taguatinga à EPTG



Do G1 DF
Imagem aérea mostra local onde o túnel ligando a região central de Taguatinga à EPTG será construído, (Foto: Secretaria de Obras/Reprodução)
 (Foto: Secretaria de Obras/Reprodução)

A Secretaria de Obras do Distrito Federal adiou a abertura dos envelopes da licitação do projeto do túnel no centro de Taguatinga, que pretende desafogar o trânsito na região. A obra integra o chamado corredor Eixo Oeste, que vai ligar o Sol Nascente, em Ceilândia, ao Eixo Monumental e à estação Asa Sul do metrô, no Plano Piloto. Os envelopes seriam abertos nesta quinta-feira (25).

De acordo com a secretaria, o adiamento “foi devido a questionamentos técnicos, feitos pelas empresas pré-qualificadas no processo e que permitirão esclarecer dúvidas para elaboração das propostas”.

A secretaria informou não haver uma nova data para a retomada da licitação, mas que “trabalha para responder a todos os questionamentos o quanto antes”. O prazo da obra – 24 meses após a assinatura do contrato – e o valor – R$ 260 milhões – não sofrerão alteração, segundo a pasta.

O túnel terá 830 metros de extensão e deve aliviar o trânsito na entrada de Taguatinga, por onde passam 60 mil veículos diariamente, dos quais 36 mil usam a via como passagem para a EPTG. Com a conclusão da obra, motoristas passando pela Avenida Elmo Serejo entrarão no túnel e sairão na EPTG sem ter de passar pelo centro de Taguatinga, evitando as retenções em semáforos.

O projeto do Eixo Oeste prevê ainda a construção de viadutos e o alargamento de pistas com a criação de faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Hélio Prates, Comercial Norte, Samdu, Estrada Parque Indústrias Gráficas e Estrada Setor Policial Militar.

Dupla suspeita de assalto é presa dentro de casa em Brazlândia - DF

Dois homens acusados de assalto a pedestres em Brazlândia (DF) foram presos dentro de casa, após denúncia de vítimas. Os policiais chegaram até um dos suspeitos e, após localizá-lo em casa, a mãe dele indicou o local onde morava o outro.

Na primeira casa, os policiais recuperaram o dinheiro do roubo. Com o segundo preso, foram encontrados o celular de uma das vítimas e algumas sementes de maconha.

A dupla, presa na última terça-feira (24), disse aos policiais que simulavam ter uma arma sob a camisa para coagir as vítimas. Ambos foram encaminhados para a delegacia.

As informações são do site da PMDF.
Foto: Divulgação/PMDF Fonte: R7

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ex-vereador é preso acusado de estuprar um adolescente especial no Sertão do estado


João Pereira foi levado para o presídio
João Pereira foi levado para o presídio
O ex-vereador da cidade de Paulista, no Sertão do estado, João Pereira da Silva, conhecido como ‘João da Loto’, foi preso acusado de estuprar um adolescente de 14 anos, que é especial. A prisão ocorreu em Paulista e o político foi encaminhado para o presídio da cidade de Catolé do Rocha, na mesma região, nessa terça-feira (24).

A delegada da Polícia Civil da cidade de São Bento, Sílvia Alencar, revelou durante entrevista ao programa Cidade Alerta Paraíba, TV Correio HD, que os abusos ocorriam diariamente e na propriedade rural do acusado. A vítima e o ex-vereador são primos. 

“João Pereira convidava todos os dias o menor para ir até o sítio dele dizendo que o garoto iria lhe ajudar na agricultura. Mas, quando chegada lá, ele abusava do menor. Durante depoimento, o adolescente deu detalhes de como ocorriam às relações sexuais e no final o adolescente disse: ‘agora estou aliviado em contar a verdade’”, revela a delegada. 

Alencar comentou que o caso foi descoberto após o menino apresentar um comportamento agressivo. “A irmão dele percebeu que algo estranho estava acontecendo. O garoto estava muito agressivo e com uma personalidade diferente da habitual. Ao perguntar o que estava acontecendo, ele revelou e a jovem denunciou o caso ao Conselho Tutelar, que fez a denúncia às autoridades policiais”, disse.

João Pereira foi preso na propriedade rural dele e no local a Polícia Militar encontrou uma espingarda. Além do estupro, ele vai responder por posse ilegal de arma. Na delegacia, ele negou os abusos sexuais. 

“Quando ele chegou na delegacia e eu conversei com acusado, ele estava tranquilo e disse que ‘isso é o dá andar com meninos’. O depoimento dele foi frio e não convincente. O menor foi levado para exames de conjunção carnal no Instituto de Medicina Legal ( IPC) de Patos”, comentou a delegada Sílvia Alencar. O resultado será divulgado em 30 dias.

PortalCorreio

PSDB realiza convenção neste domingo

Durante a convenção, deverá ser oficializado o nome do senador Cássio Cunha Lima para disputar o governo estadual, além dos candidatos a vice-governador, senador e apresentados nomes para concorrer às vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Foram confirmadas caravanas de todas as regiões do Estado, entre deputados, prefeitos, vereadores e militantes do partido, para participar da convenção. Lideranças de outras legendas, que declararam apoio ao PSDB, também estarão presentes.

"Esse é um momento muito importante para o PSDB, de união dos nossos filiados, para que possamos pensar no melhor para a Paraíba e para os paraibanos. No momento certo, estaremos juntos discutindo soluções e propostas para o nosso Estado", disse Cássio Cunha Lima.

O presidente do PSDB na Paraíba, deputado Ruy Carneiro, espera que todos possam contribuir com esse projeto. "Queremos que todos os filiados e a própria população deem sugestões para o nosso projeto. Convido a todos para que participem".

Ruy Carneiro lembrou que a Executiva do PSDB se reuniu com filiados em todas as microrregiões do Estado. "Foi um momento essencial, em que lideranças de todo o Estado decidiram por unanimidade pela pré-candidatura do partido", destacou.

Os encontros do PSDB aconteceram nos municípios de Patos, Guarabira, Mamanguape, Campina Grande, Conceição, Pombal, Itabaiana, Monteiro, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Boqueirão, Cuité, Santa Rita e Bayeux.

2ª Igreja Batista de Piancó realiza o Dia de Beleza da Mulher

Foi realizado no último domingo (23), durante todo o dia no Bairro Campo Novo na cidade de Piancó, um dia especial dedicado as mulheres: DIA DE BELEZA DA MULHER. O evento foi idealizado e realizado pela 2ª. Igreja Batista, incluindo-se dentro da programação o Evangelismo, levando também o amor de Deus, não apenas com palavras, mas com atitudes. 

Durante todo o dia os membros da Igreja estiveram compartilhando com as mulheres do Bairro, "um pouco de tudo que o Senhor nos tem dado"..

Outros serviços foram oferecidos aos participantes, a exemplos de Corte de Cabelo, Escova, Prancha e Manicure.


OBlogdePianco

domingo, 22 de junho de 2014

Servidores estaduais organizam atos de protestos contra governo de RC

Servidores estaduais organizam atos de protestos contra governo de RC
Os funcionários públicos do estado, organizados pelo Fórum dos Servidores, realizam nesta quinta-feira (26), em Campina Grande, atos público de protesto contra o Governo de Ricardo Coutinho (PSB).

Os servidores vão às ruas contra o arrocho salarial praticado pelo governo do socialista e contra o desmonte do serviço público.

O primeiro protesto acontece às 9h, na Praça da Bandeira, no centro. Protesto no Parque no Povo. Concentração no Parque do Povo, às 21h.

Nas manifestações, os servidores vão denunciar também a repressão e a falta de valorização das categorias funcionais.

ClickPb

MEC abre processo administrativo contra 79 instituições de ensino superior

Agência Brasil 
 
O Ministério da Educação (MEC) abriu processo administrativo para punir 79 instituições de educação superior que obtiveram resultados insatisfatórios no Índice Geral de Cursos (IGC) e que não tenham assinado Termo de Saneamento de Deficiências do MEC. A decisão e a lista de instituições estão publicadas na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União.

As instituições têm 15 dias para apresentar defesa à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. As instituições com o índice considerado insuficiente ficam impedidas de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de participar de processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O IGC é um instrumento construído com base numa média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma organização de ensino. O índice tem notas de 1 a 5. Instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média e sofrem penalidades como suspensão de vestibulares e até fechamento do curso. O índice é divulgado anualmente pelo MEC.

A Família de Geraldo Freitas agradece a solidariedade de todos neste momento dificil

O empresário Francisco de Freitas (Tico da Real Maia), representando sua família neste momento de muita dor em que viram partir seu pai Geraldo (Foto),  agradece as manifestações de apoio através das redes sociais, SMS, telefones, com a presença e outros meios. E mais especial a todo povo de Piancó que nesta hora, tão difícil para a família, esteve presente. Tico aproveita ainda a oportunidade para dizer que não esteve presente ao cortejo fúnebre, por problemas de saúde, dentro do seio familiar. Mas mesmo assim reitera os agradecimentos a todos aqueles que compartilharam da dor da família neste momento difícil e muita tristeza.

A Família



sábado, 21 de junho de 2014

Lideranças do PMDB se reúnem na casa de Maranhão sem a presença de Veneziano

llllllÀs vésperas do fim do prazo para a realização das convenções partidárias, mais uma reunião entre peemedebistas aconteceu nesta quinta-feira (19), na residência do presidente estadual do PMDB, José Maranhão. O detalhe é que o pré-candidato a governador, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), não teria participado do encontro.

Além do ex-governador, marcaram presença o deputado federal Manoel Júnior e os deputados estaduais Trócolli Júnior, Gervásio Filho e Raniery Paulino.

No início da semana, aumentaram as especulações de uma possível aliança entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o PMDB. Ontem, o socialista confirmou a intenção de conversar com o PMDB e com o PT, mas o deputado federal Manoel Júnior e o deputado estadual Trócolli Júnior já adiantaram não aceitar nenhuma composição com o chefe do executivo estadual, abrindo as portas para uma aliança com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), pré-candidato a governador.

Cássio acaba o suspense e anuncia Ruy Carneiro vice na chapa do PSDB ao governo

vtO senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou, na noite de ontem, durante participação na festa de São João em Serra da Raiz, que o deputado federal Ruy Carneiro será mesmo o seu candidato a vice-governador nas eleições estaduais deste ano.

Na oportunidade, enquanto concedia entrevista a Rádio Rural de Guarabira, Cássio lembrou que tinha outra grande opção para o cargo, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), mas preferiu optar por Ruy, devido às circunstâncias políticas.

“Ruy Carneiro será o candidato à vice. Nós tínhamos uma outra grande opção, que sempre foi lembrada, que é o ex-prefeito de João Pessoa , Luciano Agra, mas devido as circunstâncias, a conjuntura politica, faz que Ruy Carneiro seja candidato a vice ao meu lado, com uma grande contribuição para o crescimento da nossa chapa”, declarou.

FALECEU GERALDO DE FREITAS (GERALDO DO TRATOR)

A notícia da enfermidade de Geraldo de Freitas, conhecido por Geraldo do trator, já era fato. Ele vinha lutando contra um câncer que, infelizmente, foi mais forte e conseguiu tirar sua vida. Era noite de sexta-feira (20), enquanto ele se encontrava, muito fragilizado no Hospital Wenceslau Lopes na cidade de Piancó. A notícia do seu falecimento deixou a todos muito triste já que Geraldo era uma pessoa alegre e sempre estava a brincar com os amigos cotidianamente.

Geraldo de Freitas tinha a idade de 65 anos, trabalhou muito tempo como tratorista e ajudou a construir muitos açudes na zona rural de Piancó e de outras cidades. Um dos filhos mais conhecido é o empresário Francisco de Freitas (Tico da real Maia). O seu corpo está sendo velado na casa de um outro filho, em Piancó, Damião, lá próximo a AABB. O sepultamento será às 16:00h e a família conta com o apoio de todos aqueles que compartilharam da vida desse homem que muito fez por Piancó e que já está deixando muitas saudades.


OBlogdePianco com a Família

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ação em Sobradinho II acaba com dez presos por invasão

Dez pessoas foram detidas, na manhã desta quarta-feira (18), depois de serem identificadas como líderes de um movimento de invasão de uma área pública de Sobradinho II. Após as prisões, sete órgãos do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, coordenados pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis), removeram no local 29 obras irregulares e desconstituíram 73 lotes demarcados.

A ação ocorre dois dias após os mesmos invasores serem retirados da área. Na segunda-feira, o governo havia retirado 31 edificações e desconstituído 380 lotes na região. Os terrenos ocupados, que ficam nas quadras QR 1, 2, 3, 5 e 22, pertencem à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

“Essas pessoas insistiram em ocupar área pública e por isso acabaram autuadas. É bom salientarmos que o mesmo poderá ocorrer com outras pessoas que promovem invasões do DF”, avisa o subsecretário de Defesa do Solo e da Água, da Seops, Nonato Cavalcante.

Entre os detidos havia duas mulheres. Os acusados foram levados à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), onde foram autuados em flagrante por invasão de área pública, crime que prevê até três anos de reclusão. Foi estipulada fiança de R$ 1 mil para que os suspeitos possam responder em liberdade.

Os acusados poderão, ainda, responder pelo crime de dano ambiental. Tudo vai depender do resultado de uma perícia que foi realizada no local, no início da tarde, o que poderá agravar a situação dos suspeitos e aumentar a pena em até três anos, em caso de condenação.
A Seops registra desde janeiro a prisão 62 pessoas por invasão de área pública no DF. Em todo o ano passado, 72 foram autuados em flagrante pelo mesmo tipo de crime e outros 38 responderam por grilagem de terras.

São Sebastião - Em outra ação realizada pelos órgãos de fiscalização do GDF, mais de três quilômetros de cerca e outros 300 lotes acabaram desconstituídos, na Chácara 14 e no Curral Comunitário, do bairro Vila do Boa, em São Sebastião.

“Vamos manter a vigilância dos locais durante o feriado para evitar novas invasões. Caso sejam constatadas, operações serão agendadas nos próximos dias para a retirada das obras”, afirma o subsecretário.

Ao longo do dia, 127 servidores estiveram mobilizados para as operações. Além de Seops e Agefis, estiveram presentes a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a CEB, a Terracap, o SLU e a Polícia Civil.

Legislação - O Código de Edificações do Distrito Federal (Lei nº 2.105/98) determina que toda construção deve ser previamente autorizada pelo governo. Essa licença é emitida pelas administrações regionais, que levam em conta a destinação da área prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

As construções ilegais, ou seja, as que não estão autorizadas podem ser removidas mediante notificação com prazo de 30 dias. Se a obra estiver em área pública cabe a retirada imediata, sem a necessidade de notificação.

Há, ainda, leis federais que preveem a criminalização de quem ocupa ou promove a divisão de áreas sem a autorização do Estado. Invasores ficam de um a três anos presos. Grileiros podem ficar até cinco anos presos, além de terem que pagar fiança que varia entre 10 e 100 salários mínimos.


Fonte: Seops-DF

Ocupe o Lago promove atividades no Lago Paranoá no domingo

O domingo, dia 22 de junho, promete uma manhã de muitas atividades no Lago Paranoá. O movimento Ocupeolago promove, no dia,  várias atividades no Instituto Israel Pinheiro, a partir das 7h da manhã. Em parceria com o GEAT – Grupo Especializado em Atendimento ao Trauma -, será ministrado o Workshop de Suporte Básico de Vida (reanimação cardiopulmonar), com foco em afogamento, além do Treino de Natação em Águas Abertas e um Passeio de Canoa Havaiana, com a Introdução à cultura polinésia e ao esporte. Em paralelo, será realizada a Maratona Ecocross 15k. O conjunto de ações têm como propósito estimular a prática de atividades físicas no Lago Paranoá, com segurança e responsabilidade, de forma a minimizar riscos de acidentes aquáticos.

O Treino de Natação em Águas Abertas no Lago Paranoá tem início às 8h. Serão percorridos mil metros. Os atletas inscritos receberão uma camisa exclusiva do movimento #ocupeolago. As inscrições serão limitadas a 50 atletas e custam R$50.

Já, o Workshop de Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardiopulmonar, com foco em treinamento e afogamento, começa às 10, com término às 12h. O inscrito terá direito a duas horas de capacitação, com certificado. As inscrições, limitadas a 20 participantes, custam R$50. Para os interessados em participar das duas atividades, a inscrição ficará por R$ 85. A iniciativa não possui fins lucrativos. Para participar, inscreva-se pelo site www.sistime.com.br. Mais informações pelo telefone 9271-3552.

Serviço
Ocupe o Lago promovo ações no Lago no final de semana
Data: 22 de junho, domingo, às 8h
Local: Instituo Israel Pinheiro
Inscrições: R$50 - Treino de Natação em Águas Abertas
R$50 – Workshop
R$85 – As duas atividades
Informações: 9271-3552


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

A pedido do PSB, deputado pede para arquivar projeto de ‘cura gay’

Arquivo Senado
Arquivo Senado
A pedido do Conselho de Ética do PSB, o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) solicitou, na última quinta-feira (12), à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara o arquivamento da proposta que ficou conhecida como projeto da “cura gay”. A oficialização do fim da tramitação do texto deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da Câmara.

O texto foi apresentado em abril deste ano, depois de matéria de teor idêndito ter sido arquivada por decisão do plenário da Casa em 2013. O projeto derruba trecho de resolução de 1999 do Conselho de Psicologia que proíbe tratamentos destinados a “reverter a homossexualidade”. Na justificativa da proposta, Pastor Eurico diz que “pessoas que desejam deixar a homossexualidade deveriam ter direito a acolhimento e ajuda profissional”.

Em carta encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa, o parlamentar informa ter recebido solicitação do partido pelo arquivamento da matéria. Ao G1, Pastor Eurico disse estar seguindo “negócio interno”. “O partido fez um pedido e eu sou solidário”, disse.

O deputado, no entanto, disse manter posição favorável ao texto. “Qualquer pessoa deve ter o direito de pedir um tratamento desse tipo. A resolução do Conselho de Psicologia que impede isso fere tanto o direito do homossexual que quer ser tratado, e é alguém que merece respeito e consideração, quanto o direito do piscólogo de trabalhar”, declarou Eurico.

Como a matéria tramita na Comissão de Direitos Humanos ainda sem relator definido, o pedido de arquivamento do deputado é suficiente para a proposta deixar de tramitar. No entanto, projeto semelhante pode ser apresentado pelo próprio deputado ou qualquer outro parlamentar.

O Conselho de Ética do PSB analisou o projeto após representação apresentada pelo núcleo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) e do movimento negro no partido, que argumentaram que a proposta contraria as diretrizes da sigla. Ao concordar com a representação, o conselho solicitou que o deputado pedisse pelo arquivamento, dando a ele o prazo de 10 dias de defesa. Pastor Eurico pediu arquivamento sem apresentar defesa.
Proposta semelhante

Em 2013, projeto com teor igual de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO) chegou a ser aprovado na CDH, quando o colegiado era presidido pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP). A tramitação foi encerrada por votação simbólica do plenário da Câmara, em julho, após pedido do próprio autor.

A decisão de João Campos se deu diante da possibilidade de a proposta vir a ser derrubada em plenário, o que só permitiria reapresentação de texto semelhante em nova legislatura, ou seja, em 2015. Com o arquivamento, o regimento autorizava que o projeto fosse novamente protocolado em 2014.


Fonte: G1

Datafolha mostra Aécio à frente de Dilma e Campos entre quem conhece os 3

4585425e8fa5c28fd4f66a18c88106d1a1b98448Este é apenas um exercício para ajudar a compreender como o cenário sucessório ainda é volúvel, publicado no Blog de Fernando Rodrigues, no portal UOL.

Quando se isolam na pesquisa Datafolha os eleitores que dizem conhecer “muito bem” ou “um pouco” os 3 principais concorrentes, o resultado é o seguinte: Aécio Neves (PSDB) lidera com 29%, Dilma Rousseff (PT) tem 23% e Eduardo Campos (PSB) fica com 14%.

É importante notar que esse universo de eleitores é pequeno: só 20% dos eleitores brasileiros dizem conhecer muito bem ou um pouco os 3 principais concorrentes ao Planalto.
A margem de erro fica em 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Também é relevante considerar que quando o grau de conhecimento dos candidatos for bem alto para todos (em meados de setembro), nada garante que os percentuais apurados agora sejam replicados para o universo completo do eleitorado.

Mesmo com todas essas ressalvas, chama a atenção a estratificação com os eleitores apenas do Estado de São Paulo. Isso foi possível porque houve uma amostra grande na pesquisa realizada nos dias 4 e 5 de junho pelo Datafolha, que também aferiu a intenção de votos entre os paulistas sobre a disputa pelo governo local.

Em solo bandeirante e entre os que conhecem os 3 principais candidatos, Aécio Neves tem 33%. Dilma Rousseff e Eduardo Campos ficam empatados em segundo lugar, com 17% cada um. Nesse caso, a margem de erro sobe para 4 pontos percentuais.

Fonte: Blog Fernandos Rodrigues
Crédito: Reprodução Veja.Abril

Projeto concede carteira de motorista gratuita a pessoas de baixa renda

noticia_33347
Foto: Ilustração
Pessoas de baixa renda poderão ter a possibilidade de tirar a carteira de habilitação gratuitamente. O Projeto de Lei 5888/13 institui o Programa Nacional Social de Habilitação Profissional de Condutores de Veículos, a ser financiado com recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset).

Segundo a proposta, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir os requisitos para participação no programa.

Os beneficiados estarão dispensados de pagar as taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; avaliação psicológica; licença de aprendizagem de direção veicular; confecção da carteira nacional de habilitação; e realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção.

Conforme o autor da proposta, deputado Alexandre Toledo (PSB-AL), a carteira de habilitação é um documento indispensável no currículo dos trabalhadores. “Esse documento vem sendo exigido para a contratação em diferentes empregos, a exemplo dos serviços de entrega a domicílio, manobristas em hotéis e restaurantes”, afirma.

No entanto, o alto custo do processo para conseguir o documento inviabiliza sua aquisição pela população mais pobre, argumenta Toledo. Segundo calcula, “se o candidato optar pelo serviço das autoescolas credenciadas no departamento de trânsito, terá um gasto médio superior a dois salários mínimos”.

Alexandre Toledo diz ainda que os setores empregadores de grandes contingentes de mão de obra não conseguem ocupar seus postos de trabalho por falta de trabalhadores qualificados. De acordo com ele, no setor transportador existem cerca de 40 mil vagas ociosas para motoristas. “A expectativa é de um apagão de mão de obra, caso nada seja feito”, sustenta.

Atualmente, pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), a receita arrecadada com multas de trânsito deve ser aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O Funset é constituído por 5% do total da arrecadação com multas.

Tramitação
O projeto foi encaminhado para análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

Com Agência Câmara

terça-feira, 17 de junho de 2014

Deputados federais são denunciados:Efraim Filho é Um Deles

O Ministério Público Eleitoral recebeu também denúncia feita através da Sala de Atendimento ao Cidadão dando conta de suposta propaganda eleitoral antecipada por parte do deputado federal Efraim Filho, veiculada pelo canal 14, no dia 10 de maio.
Já o deputado federal Benjamin Maranhão é acusado de fazer propaganda através de placa afixada no antigo cinema da cidade de Araruna. O caso foi solucionado no âmbito judicial, por intermédio de recomendações e ou orientações dos eleitores e candidatos.

No caso do deputado federal Damião Feliciano, a denúncia é de que a rádio 100,5 FM pauta toda a sua programação com total relevância ao nome do parlamentar, onde anuncia diariamente seus trabalhos no Congresso Nacional e chamadas de eventos com distribuição de ajuda comunitária, caracterizando em tese propaganda eleitoral antecipada. Houve expedição de recomendação a todas as rádios e TVs do Estado em caráter informativo e preventivo.

A Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Eleitoral recebeu ainda denúncia de suposta propaganda eleitoral antecipada por pastores da Igreja Universal na Paraíba que estão usando as reuniões para pedir votos para o deputado pastor Jutay Meneses.

O caso está em fase de diligências, como também está a denúncia de que o ex-secretário de Comunicação de Pernambuco Evaldo Costa espalhou diversos outdoors pelas cidades do Estado, anunciando um programa de rádio que nunca foi ao ar.

 
Jornal da Paraíba