Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 31 de agosto de 2013

Adolescente grávida é vítima de tentativa de homicídio praticada pelo ex-companheiro

Uma adolescente de 17 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira (30), em Teixeira. A vítima, residente no Bairro Mutirão, em Patos, que está grávida, sofreu um golpe de faca peixeira na barriga após ser abordada pelo seu ex-companheiro Wallace, conhecido por Cusuz.

Segundo testemunhas, a adolescente ainda tentou segurar o acusado para impedir sua fuga, porém ele recebeu apoio de um comparsa de nome Damião. Eles fugiram em uma moto CG 125 de cor vermelha e placa não identificada.

A vítima da tentativa de homicídio foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional de Teixeira e em seguida encaminhada para o Hospital Regional de Patos devido a gravidade do ferimento.

Guarnições da 2ª Companhia da Polícia Militar de Teixeira realizaram diligências para prender o acusado, mas ele não foi localizado.

Acilene Candeia/maispatos.com

Perseguição na CAGEPA leva funcionário a tentar suicídio

Um funcionário da CAGEPA, de nome Edvaldo Pereira dos Santos, envenenou-se nesta quinta-feira, dia 29, no gabinete do diretor de Operações, José Mota. O motivo do ato desesperado foi por não aceitar a transferência do setor de esgotos para o setor de água, caso determinado pela direção da empresa.

O funcionário por trabalhar no setor de esgotos recebe uma gratificação de insalubridade. Sendo transferido para outro setor ele perde a gratificação. Quando soube de sua transferência, feita pela diretoria de Operações, Edvaldo foi ao gabinete de José Mota, na seda da CAGEPA, no Bairro Jaguaribe, em João Pessoa, e atentou contra a vida.

O funcionário quis saber de Zé Mota às razões para sua transferência e disse que o gestor da empresa iria prejudicar sua vida. Mota argumentou que isso era uma decisão da direção da CAGEPA e que não iria voltar atrás.

Ao ouvir as argumentações, o funcionário tirou do bolso em envelope, abriu e tomou o veneno jogando o papel usado em cima da mesa do diretor. Mota se assustou quando viu o envelope do veneno e acionou o setor social da empresa.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foi chamado e Edvaldo foi socorrido para o Hospital da Unimed, onde foi internado. Depois de medicado por 24 horas ele recebeu alta e foi para casa. Quando o setor social da CAGEPA foi à Unimed visitá-lo o mesmo já tinha sido liberado.

Na manhã desta sexta-feira tentamos contato com o diretor Zé Mota, mas ele disse que quem estava cuidando do caso era o setor social e não quis falar sobre o assunto.

Em Pombal-PB

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado da Paraíba – STIUPB disseram que os casos de perseguição estão se multiplicando na CAGEPA. Na cidade de Pombal, a funcionária Geania Costa está sendo perseguida pro seus chefes devido a mesma ter optado por entrar em greve e defender os seus colegas de trabalho. Geane é diretora de base de um dos sindicatos que representa os trabalhadores da CAGEPA.

A funcionária vem sofrendo assédio moral e tem sido negado seus direitos na condição de trabalho em campo.

O STIUPB já acionou o setor jurídico para apurar todos os casos dentre da CAGEPA e demais empresas da base do Sindicato.

Fonte: GiroPB

Polícia encontra moto supostamente utilizada no assalto aos Correios de Piancó; Veículo estava abandonado à margem de uma estrada do sítio Saboeiro

O veículo foi localizado no final da tarde dessa quinta-feira, 29, à margem de uma estrada que corta o sítio Saboeiro, município de Piancó. O senhor Antônio Patrício de Almeida, dono da terra onde a moto foi abandonada, acionou a Polícia Militar assim que achou a motocicleta, que estava tombada no mato. A chave e um capacete também foram deixados no local.

A motocicleta é uma Honda Bros vermelha, placa MNI-8972, de João Pessoa, e não tem restrição de furto, mas, segundo a PM, provavelmente trata-se do veículo utilizado por dois elementos no assalto à agência dos Correios de Piancó na tarde do último dia 26, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Depois de comunicar o encontro da moto à Polícia Federal, a PM levou o veículo para a sede da 3ª Companhia de Piancó. A informação é que, nesta manhã, a PF vai periciar o veículo e apurar sua procedência para saber em que circunstância ele foi parar nas mãos de bandidos.


 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MP denuncia 10 pessoas por fraudes em concursos na PB: Três prefeituras do Sertão estão envolvidas

O Ministério Público denunciou dez pessoas acusadas de envolvimento em fraudes de concursos públicos na Paraíba. Há mais de um ano, as investigações levaram à realização da operação 'Gabarito', quando quatro pessoas, incluindo o dono de uma empresa realizadora de provas e um ex-prefeito, foram presas. Segundo o MP, após a operação mais de 20 concursos também foram suspensos ou anulados por irregularidades.

Todos os denunciados respondem em liberdade. O procedimento foi apurado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Os envolvidos são acusados de fraudes em licitações, estelionato, formação de quadrilha e falsificação de documentos. O MP requer também a remessa dos autos a outras promotorias para apuração de indícios de fraudes em concursos públicos nos municípios de Várzea, Princesa Isabel, Emas, Pocinhos e Manaíra, todos na Paraíba.
 
"Infere-se do inquérito policial incluso que os denunciados, mediante comunhão de esforços e desígnios, frustraram o caráter competitivo, bem como praticaram fraude em concurso público, obtendo vantagem ilícita em prejuízo alheio, mediante fraude. [...] os denunciados, em unidade de desígnios, simularam o procedimento de licitação. Com efeito, observa-se que sequer foram cumpridas as formalidades legais concernentes ao aludido processo licitatório, frustrando, assim, seu caráter competitivo", consta na denúncia.

O Ministério Público afirma que os responsáveis pelo concurso forjaram a aprovação de determinados candidatos indicados pelo Poder Executivo para ocuparem cargos públicos previstos no edital. Em um dos casos, o próprio presidente da comissão de licitação, que declarou a empresa vencedora responsável pela realização do processo seletivo, prestou o concurso concorrendo à vaga de fiscal de tributos. Era prevista uma vaga mais uma no cadastro de reserva, na qual ele foi aprovado.
 
"A fim de não chamar a atenção, alguns desses candidatos indicados eram aprovados nas vagas destinadas ao cadastro de reserva, pois não eram disponibilizadas todas as vagas no edital, possibilitando a nomeação da pessoa indicada em um momento posterior".
 
Os documentos passaram ainda por auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), que emitiu parecer identificando várias irregularidades que estariam demonstrando o direcionamento da licitação a uma empresa específica. Dentre os documentos apreendidos, havia alguns "contendo anotações de cargos e nomes de pessoas referentes ao Concurso da Prefeitura de Várzea".
 
"Como se observa, os denunciados, deliberadamente, induziram em erro os demais candidatos, os quais pagavam pelo direito de concorrer em igualdade de condições e, em claro prejuízo patrimonial, realizavam as provas sem qualquer chance de aprovação", assinala o MP.
 
Operação Gabarito
 
Após denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas no programa Fantástico, uma operação conjunta prendeu, em 18 de junho de 2012, quatro suspeitos de participarem do esquema na Paraíba. Entre os suspeitos detidos estavam um advogado proprietário de empresa organizadora de concursos e três funcionários públicos da prefeitura de Caldas Brandão.
 
A operação Gabarito contou com as equipes Polícia Civil, Controladoria Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.
 
Fonte: G1 Paraíba 


Comandante do 3º BPM faz alerta a aposentados e pensionistas sobre possível ação de golpista na cidade de Patos e Vale do Piancó

O comandante do 3° BPM de Patos, Coronel Cunha Rolim, concedeu entrevista à imprensa local, onde faz um alerta à população de Patos e região, sobre a ação de golpistas que costumam atuar por meio do “Conto do Vigário”, como é conhecido o crime. 

Segundo o coronel, alguém deixa cair propositalmente um cheque ou algo de valor próximo a alguém que percebe, e que em seguida procura a pessoa para devolver o objeto ou dinheiro encontrado. Na sequência, a pessoa ( acusado), que supostamente deixou cair o dinheiro ou objeto, se aproveita para subtrair algo de valor da vítima, que na verdade só queria ajudar. 

“Esse tipo de crime é praticado geralmente por pessoas de fora da cidade, então fazemos esse alerta e orientamos que qualquer incidente dessa natureza seja comunicado imediatamente à Polícia, através do 190”, orienta o comandante. 


Patosonline.com

Plenário da Câmara nega cassação, mas Henrique Alves afasta Donadon

O deputado Natan Donadon (em partido-RO) em sessão que decidiu cassação de seu mandato na Câmara (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Ag.Câmara)
O deputado Natan Donadon (em partido-RO) na
sessão que deliberou sobre a cassação do
mandato  (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Ag.Câmara)
'Não sou ladrão'
A Câmara rejeitou nesta quarta-feira (28), em votação secreta, a cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO). O parlamentar está preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 13 anos devido à condenação por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na sessão, 233 deputados votaram a favor do parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, favorável à cassação. O número foi insuficiente para a perda do mandato, que exige ao menos 257 votos. Outros 131 deputados votaram pela manutenção do mandato de Donadon e 41 se abstiveram.

Após a votação, contudo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que o deputado será afastado por causa da condenação pelo STF e convocou o suplente imediato, o ex-ministro da Previdência e ex-senador Amir Lando (PMDB-RO).

"Tendo em vista a rejeição do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que opinava pela procedência da representação, esta presidência dará consequência à decisão do plenário. Todavia, uma vez que, em razão do cumprimento de pena em regime fechado, o deputado Natan Donadon encontra-se impossibilitado de desempenhar suas funções, considero-o afastado do exercício do mandato e determino a convocação do suplente imediato, em caráter de substituição, pelo tempo que durar o impedimento do titular", leu Henrique Alves após o anúncio do resultado.

Em julho, ato da Mesa Diretora já havia suspendido todas os benefícios parlamentares de Donadon, inclusive o salário. Segundo a Mesa Diretora da Câmara, com a rejeição da cassação, Donadon manterá o status de parlamentar, mas o mandato ficará suspenso enquanto ele estiver preso. Se for libertado até o final da atual legislatura, ele retoma prerrogativas como salário, verba de gabinete, cota de auxílio para a atividade parlamentar e apartamento funcional.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SP: bombeiros ainda procuram vítimas desaparecidas em desabamento

O Corpo de Bombeiros de São Paulo continua, na manhã desta quarta-feira, o processo de busca por operários desaparecidos em obra que desabou na zona leste da capital. No final da madrugada, foi resgatado o 8º corpo sob os escombros e outras 26 pessoas já haviam sido removidas para hospitais da região.Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, a corporação não tem a confirmação exata de quantas vítimas estejam nos escombros, mas segundo relatos de sobreviventes, pelo menos outras duas pessoas estariam desaparecidas.

Cães farejadores
Cães estão preparados para encontrar vivos ou mortos em resgate
O Corpo de Bombeiros usa cães farejadores para auxiliar na localização das vítimas soterradas durante o desabamento ocorrido na manhã desta terça-feira. As buscas contam com o apoio de cinco cadelas, sendo três da raça pastor belga Malinois e outras duas da raça labrador. Os trabalhos dos animais foram iniciados após os bombeiros delimitarem as áreas seguras para circulação no local.

Veja quais são os animais empregados na operação:
Vasty, pastor belga Malinois, 1 ano
Hanna, labrador, 3 anos
Jade, pastor belga Malinois, 5 anos
Beck, pastor belga Malinois, 5 anos
Milka, labrador, 6 anos

Imóveis interditados
Quatro casas foram atingidas pelo prédio que desabou na manhã desta terça-feira , no bairro São Mateus, zona leste de São Paulo, e pelo menos 15 pessoas ficaram desalojadas. Além das residências, os destroços também atingiram dois estabelecimentos comerciais e oito veículos, segundo o coordenador executivo da Defesa Civil da cidade de São Paulo, coronel José Koki Kato.

A prefeitura deve verificar se os moradores desalojados podem se abrigar em casas de parentes ou se precisarão de ajuda do poder público. "A Secretaria Municipal de Assistência Social, que já se encontra aqui, vai atender essas pessoas", disse o coronel Kato.
Bombeiros estão em contato com vítima soterrada em desabamento

Obra irregular
A prefeitura de São Paulo divulgou uma nota nesta terça-feira afirmando que a obra que desabou na avenida Mateo Bei estava em situação irregular. De acordo com o comunicado, foi emitido no dia 13 de março um auto de intimação por parte da Subprefeitura de São Mateus por falta de documentação no local da obra. O responsável pela construção teve que pagar, na ocasião, R$ 1.159.
O proprietário do imóvel recorreu das multas aplicadas, porém, como não foi apresentado o Alvará de Execução, a obra continuava em situação irregular sob a ótica da prefeitura. Segundo estabelece o Código de Obras, “a obra só poderia ter sido iniciada, mesmo sem resposta da subprefeitura, caso tivessem decorridos os prazos dos dois pedidos, ou do pedido conjunto (alvará de aprovação e alvará de execução)”.

PortalTerra

CAGEPA DE PIANCÓ DÁ INÍCIO A INSTALAÇÃO DA SUA NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO


Base para Instalação da nova ETA
A CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), estação de Piancó, deu início as instalações dos novos equipamentos que comporão a nova Estação de tratamento de Água (ETA) da cidade. A nova ETA será composta de 01 Decantador, 01 Filtro, e 01 Floculador. O Floculador chegou na tarde de hoje, terça-feira (27) por volta das 16:00h e já está sendo colocado em sua base. A nova base foi construída há cerca de uma semana para receber os novos equipamentos que, com certeza, melhorará a qualidade da água para a população. O Gerente local da CAGEPA, Djalminha Barros disse que a empresa vem executando vários serviços de manutenção e renovação
Floculador
nos equipamentos da empresa e, conforme ele, a população precisa saber usar a água com mais cuidado, já que o Município passa por este momento difícil, com a seca que deixa os reservatório abaixo da média, o que dificulta o bombeamento da água até a Estação de Tratamento.

O Gerente da Regional das Espinharas, Dr. Maciel Damasceno falou com orgulho da nova ETA de Piancó e disse que o tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Dr. Maciel também pediu que os piancoenses economizassem a água para não sentir as dificuldades que já vem com a estiagem.
O Gerente estadual Deusdeth Queiroga e o secretário de Recursos hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, elogiaram a ação do governador com relação a ETA de Piancó.



OBlogdePianco

Falso policial federal que agiu no Vale pode ter feito vítimas também no RN.

Depois que a Folha (www.folhadovali.com.br) publicou matéria noticiando a ação criminosa de um falso policial federal na zona rural de Igaracy no último dia 21, colegas do blog Nosso Paraná, no Rio Grande do Norte, ligaram para o jornal informando que um homem agiu com as mesmas características em sítios da região do Alto Oeste potiguar no mês de julho e pode se tratar da mesma pessoa em função da semelhança no modus operandi e na moto utilizada no crime.

Assim como no Rio Grande do Norte, o homem chegou à zona rural de Igaracy em uma motocicleta Yamaha YBR preta e com uma carteira falsa de policial federal. Dizendo-se agente da operação de desarmamento, ele tomou várias armas da população. Em sua passagem pelos sítios Estivas e Sozinho, fez três vítimas, das quais levou espingardas de cartucho e um revólver.

Conforme o blog Nosso Paraná, durante uma ação do homem na zona rural de Tenente Ananias, um morador chegou a fotografar com o celular o falso policial no momento que ele deixava o local, mas a placa da moto não foi anotada. A polícia potiguar já está investigando o caso.


Fotos: falso policial é fotografado na zona rural de Tenete Ananias.
 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Estudo mostra que cocaína muda estrutura do cérebro em duas horas

Os estudiosos da Universidade da Califórnia fizeram experimentos com camundongos, que receberam injeções com cocaína.
Eles constataram que, apenas duas horas após receber a primeira dose, as cobaias já haviam desenvolvido no cérebro novas estruturas que são ligadas à memória, ao uso de drogas e a mudanças de comportamento.

Os camundongos que tiveram as maiores alterações no cérebro revelaram ter uma dependência mais elevada de cocaína, mostrando que, segundo especialistas, o cérebro deles estava "aprendendo o vício".

A pesquisa foi divulgada na publicação científica Nature Neuroscience.

Ratinho e seu palanque presidencial

Lauro Jardim, colunista da revista Veja, destacou na semana passada o espaço que Ratinho (SBT) tem dado aos possíveis candidatos à presidência do Brasil em 2014. Chamou a atenção que o espaço dado no programa do apresentador para entrevistas, quadro chamado “Dois Dedos de Prosa”, é uma ferramenta importante par falar com o público mais popular. Além disso, o telespectador tem a oportunidade de conhecer os políticos de uma maneira original. E a faixa noturna ocupada é a mais nobre da TV, segundo lugar no horário em números apresentados pelo Ibope (julho/2013).

Na terça-feira (27/8), o presidenciável Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, será o entrevistado. A presidente Dilma Rousseff (PT), que tende a concorrer pela reeleição, está com uma data agendada. O senador Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (sem partido) conversaram com Ratinho e pelo bate-papo que ambos tiveram dá para ter um parâmetro da importância que essa nova plataforma oferece.

Piancó: Liderança se afasta da política e sociedade percebe sua ausência

Imagem de Internet
O jovem advogado Antonio Remígio da Silva Júnior [Remígio Júnior] anda um tanto arredio diante dos últimos acontecimentos políticos na cidade de Piancó. Ex-vereador e ex-Procurador Jurídico do Município de Piancó (além de assessor jurídico de várias prefeituras e câmaras do Vale do Piancó), o advogado piancoense sempre foi voz ativa no cenário político local, participando ativamente das decisões políticas na cidade. Sua ausência se deve ao fato do mesmo está com bastantes compromissos profissionais e como não pretende - não há  qualquer informações sobre seu futuro político - participar dos pleitos do ano que vem, como candidato, nem tampouco em 2016 nas eleições municipais (ele ainda não se manifestou sobre essa decisão), o multimídia e defensor das causas civis e administrativas, tem tido sua falta notada por boa parte dos piancoenses. 
 
Isso mostra que aquela velha frase proferida pela boca de alguns, de que "Remígio Júnior não tem mais espaço na política de Piancó", parece não ter força, visto sua presença está sendo bastante cobrada pela sociedade, principalmente nos programas de rádio, os quais ele conduzia com a maestria de um bom analista político, além de um articulador de primeira. Espera-se que o advogado Remígio se pronuncie, publicamente, a respeito do seu futuro político e da sua atual posição perante os grupos existentes na cidade. Caso contrário, é um direito que lhe assiste não tecer qualquer comentário sobre esse assunto, principalmente envolvendo a sua pessoa. 

Com uma irmã (Cristianne Remígio/PSD) assumindo uma cadeira na Casa de Padre Manuel Otaviano, e uma irmão (Krol Jânio Remígio) assumindo um cargo (CODATA) no governo do Estado, não é possível dizer se ele [Remígio] está distante dos acontecimentos políticos. Parece que ele está muito mais próximo do que se imagina.

Uma certeza Piancó tem: Ele voltará em breve... Pois nunca deixou a política partidária. Está no sangue e quem experimenta uma vez, vicia.


TicoPianco com OBlogdePianco

Bandidos assaltam agência dos Correios de Piancó

O assalto ocorreu por volta das 2h30 desta tarde. Dois homens chegaram ao prédio dos Correios, que fica próximo ao Bairro Belo Horzionte [Praça João Galdino], em uma moto vermelha: um criminoso entrou na agência e o outro ficou do lado de fora já com moto ligada para facilitar a fuga.

De capacete e armado possivelmente com um revólver, o bandido anunciou o assalto. Todo o dinheiro disponível no caixa da agência, que é gerida por Catarina Pitágoras, foi entregue ao criminoso, que a todo momento ameaçava os funcionários da empresa postal e que também é correspondente bancário, mas não chegou a agredir fisicamente ninguém. A Agência conta com 6 funcionários efetivos.

Depois do assalto, a dupla fugiu em direção ao bairro Belo Horizonte, alcançando a área rural, sentido Sítio Saboeiro. Acionada, a Polícia Militar distribuiu viaturas em várias estradas que cortam o município na tentativa de capturar os assaltantes. As diligências estão ocorrendo neste momento.

É o terceiro assalto a agência dos Correios da região em menos de dois meses: primeiro foi Santana de Mangueira, depois Coremas e agora Piancó.


OBlogdePianco com informações do

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pai encontra corpo de filho desaparecido enterrado na areia da praia, no Litoral Sul

Corpo de pescador é encontrado enterrado em Pitimbu
O corpo de um pescador, de 29 anos, foi encontrado enterrado na areia da praia, na noite desse sábado (24), na praia de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba. A vítima estava desaparecida há uma semana. O homem era conhecido como Léo, mas se chamava Alexandre.

O pai da vítima contou que recebeu uma denúncia anônima de que o filho teria sido morto e enterrado na praia de Pimtibu. Ele, por conta própria, começou a procura na praia e encontrou uma jaqueta que pertencia ao filho. De acordo com o delegado da cidade Alhandra, Francisco de Assis, o pai acionou a polícia, que enviou uma equipe para fazer escavações no local, onde Alexandre foi encontrado.

De acordo com a família, a vítima era natural do Conde, mas há sete meses, sem avisar, , havia se mudado para Pitimbu e estava morando com uma mulher.

Ainda segundo o pai da vítima, Alexandre não comunicou que iria se mudar e já o procuravam a cerca de três meses. A mulher do pescador foi ouvida pela polícia e afirmou que há uma semana não via o marido. Segundo ela, Alexandre teria lhe dito que iria viajar para o Conde.
O delegado Francisco de Assis declarou que acredita que a vítima era envolvida com o tráfico de drogas. O caso foi encaminhado para delegacia de Pintibu.

Preço para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação varia até 85% em autoescolas

Documento varia preço de R$ 650 a R$ 1,2 mil
Divulgação
ocumento varia preço de R$ 650 a R$ 1,2 mil
O valor cobrado por autoescolas de João Pessoa e Campina Grande pelo processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação varia até 85%. O dado faz parte de pesquisa de preço realizada pelo Procon-PB entre os dias 18 e 22 de agosto, e divulgada nesta sexta-feira (23). Conforme o levantamento, a maior diferença de preços está no processo da mudança para a categoria “D”, em João Pessoa. Enquanto o maior preço praticado na capital é R$ 1,2 mil, o menor é R$ 650,00. Por sua vez, nos Centros de Formação de Condutores de Campina Grande, a variação identificada para a emissão de habilitação na categoria “D” foi de 25%, ficando entre R$ 800,00 e R$ 1 mil. 

Já para a abertura do processo de emissão da 1ª habilitação na categoria “B”, a variação de preços verificada nas autoescolas de Campina Grande foi de 50%, custando entre R$ 800,00 e R$ 1,2 mil. Na capital, o preço do serviço vai de R$ 700,00 a R$ 850, uma diferença de 21%. 

Segundo a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-PB, Meriene Soares, assim como na contratação de outros serviços, além de observar o preço, o consumidor deve ficar atento também à qualidade. “É muito importante buscar referências sobre as autoescolas com pessoas que já utilizaram os serviços oferecidos para saber se elas ficaram satisfeitas”, orientou. 

Foram pesquisados os preços cobrados em sete autoescolas de João Pessoa e em sete de Campina Grande para os processos de emissão da 1ª habilitação nas Categorias “A” ou “B”; para Adição das categorias “A” ou “B”; e para mudança para as categorias “C”, “D” ou “E”.
A tabela de preços está disponível no site do Procon-PB (www.procon.pb.gov.br), no link ‘Pesquisa de Preço’, ou na sede do órgão de defesa do consumidor, localizada no Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa.
 
PortalCorreio

Nonato decide disputar comando do PPS e levar partido pra oposição

NonatoBandeiraAniversário
O vice-prefeito Nonato Bandeira não considera perdida a batalha pelo comando do PPS na Paraíba: “Esse jogo ainda não está decidido. Ainda temos esperança de assumir a presidência estadual e levar o partido para a oposição ao atual Governo (Ricardo Coutinho)”. Como se sabe, a deputada Gilma Germano quer o comando para apoiar a reeleição do governador RC.

As declarações de Nonato foram dadas, sábado (dia 24), durante seu aniversário, quando foi homenageado por autoridades e aliados, em uma casa de eventos no Altiplano. Nonato entende que ainda há chances de assumir o PPS, apesar do presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire, ter afirmado que a tendência é o partido apoiar a candidatura de Eduardo Campos a presidente.

Caso o PPS apoie a candidatura de Eduardo Campos, a tendência mais óbvia é o partido se compor com o PSB do governador Ricardo Coutinho. Nonato entende que a candidatura de Eduardo Campos não é fato consumado. Eduardo se apresentou como candidato e, logo depois, recolheu sua postulação. Mas, as últimas pesquisas, trazendo percentuais pouco abaixo de 10% parecem ter reacendido seu interesse.

Dentre as autoridades presentes constaram o prefeito Luciano Cartaxo, seu irmão Lucélio, o ex-prefeito Luciano Agra, os secretários Ruy Leitão e Ronaldo Guerra, a ex-secretária Roseana Meira, os deputados Manuel Júnior e Ricardo Marcelo, e o empresário Roberto Santiago, além de vários jornalistas. Estavam ainda os vereadores os vereadores Luís Flávio, Raíssa Lacerda, Bosquinho, Helton Renê, Santino e Fuba.

Blog do Helder Moura/JP

sábado, 24 de agosto de 2013

Cidades da Paraíba estão na lista para receber médicos cubanos

A Paraíba tem 27 cidades entre as que devem receber os médicos cubanos que atuarão no programa Mais Médicos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (22). Nessa primeira etapa, 400 profissionais de Cuba serão distribuídos em 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum brasileiro ou estrangeiro inscrito na seleção.

De acordo com o Ministério da Saúde, as cidades da Paraíba que podem ter médicos cubanos nesta etapa são: Aguiar, Baraúna, Belém, Bernardino Batista , Boa Ventura, Brejo dos Santos, Damião, Desterro, Gado Bravo, Juru ,Nova Olinda, Olho D'Água, Pedra Lavrada, Picuí ,Santa Cecilia, Santa Inês, Santana de Mangueira ,Santana dos Garrotes, Joca Claudino,São Francisco, São José de Princesa, São José  dos Cordeiros, São Vicente do Seridó, Serra Grande, Sossego, Taperoá e Teixeira.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na quarta-feira (21) termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê a chegada de 4 mil médicos cubanos até o final do ano.

Nesta  primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao Brasil já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios ainda será definida.

A maioria das cidades que vão receber os cubanos, 68% deles, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país e 84% estão no interior do Norte e Nordeste, em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.

Brasileiros e estrangeiros
Segundo o Ministério da Saúde, 51 médicos optaram, no período de inscrição, por atuar na Paraíba pelo programa Mais Médicos. São 47 profissionais brasileiros e  quatro estrangeiros.


Dos 90 municípios paraibanos cadastrados no programa do governo federal, 29 deles serão contemplados pelos médicos que se inscreveram.

G1