Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 9 de junho de 2012

Paraíba tem crescimento de idosos e redução da população jovem

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), divulgou, na tarde desta quarta-feira (6), o 16º Caderno Temático da Paraíba – Planejamento e Implementação de Políticas Públicas e Sociais 2000-2010. O levantamento indica, principalmente, o crescimento da população paraibana acima de 60 anos – que, em 2000, correspondia a 10,17% do total de habitantes do Estado e, em 2010, já era 11,98% – e a redução da população jovem.

Em geral, a publicação contém dados estatísticos sobre a população paraibana, enfocando a faixa etária. De acordo com o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, o objetivo é oferecer dados para que o Governo do Estado possa definir e implementar políticas públicas.

“O estudo foi realizado levando em consideração toda a população da Paraíba e tem fundamental importância para traçar políticas com o intuito de promover o bem estar dos paraibanos. Os resultados, inclusive, já foram repassados para todas as secretarias de Estado, para que possam ser trabalhados e basear futuras ações do Governo”, explicou.

Jovens em queda – Segundo o estudo, a população paraibana apresentou, no período de 2000 a 2010, como uma característica marcante, sucessivas reduções nas faixas etárias mais jovens – de 0 a 24 anos -, com maior incidência de crianças com idade de 0 a 9 anos: em 2000, essa parcela representava 20,15% da população total do Estado e, em 2010, ficou reduzida a 16,04%.

Nas faixas etárias formadas por pessoas com idade entre 10 a 24 anos, observou-se que, em 2000, esse segmento representava 32,01% da população total do Estado, enquanto em 2010 essa participação caiu para 27,83%. “Basicamente, a queda é justificada pela redução nas taxas de fecundidade e de natalidade na década. Antigamente, era comum encontrarmos famílias com grandes quantidades de filhos. Hoje, geralmente elas não passam de três crianças”, disse Mauro.

Paraiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário