Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 3 de junho de 2012

Papa defende «medidas» para divorciados que voltam a casar

Bento XVI pediu este domingo às dioceses «medidas adequadas» para acolher o grande número de divorciados que voltam a casar e se sentem excluídos da Igreja.

«O homem, enquanto imagem de Deus, também é chamado ao descanso e à festa. Para nós cristãos, o dia de festa é o domingo, dia do Senhor , Páscoa semanal», começou por afirmar o Papa, também perante o primeiro-ministro Mario Monti, numa altura em que algum comércio abre ao domingo em vários países ocidentais.

A questão dos divorciados que voltam a casar mereceu a atenção do Papa, já que aqueles, por terem quebrado a promessa inviolável contraída no sacramento do matrimónio, estão proibidos de participar na comunhão eucarística. No entanto, há quem pretenda que sejam readmitidos.

Aos fiéis que «ficaram marcados pela experiência dolorosa do fracasso e da separação, o Papa e a Igreja apoia a vossa dor», disse Bento XVI, acrescentando: «Encorajo-vos manterem-se unidos à vossas comunidades, desejando que as dioceses tomem a iniciativa de vos acolher, com a proximidade adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário