Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 17 de junho de 2012

O SENTIMENTO FAZ MORADA NO CORAÇÃO

Li num artigo pela internet que “Aristóteles admitiu que o coração era fonte de sensações pois se, como acreditava, era fonte de calor, aí estaria também a origem das sensações (dor, prazer, desejo e outras reações emocionais), daí a palpitação que aparece nas comoções. Ignorou os nervos, as artérias levariam as mensagens, os movimentos do corpo seriam produzido por retração e afrouxamento do coração.”
Deixando de lado a parte filosófica, vou falar logo do assunto que li em um blog, no qual, trazia uma matéria afirmando que a Prefeita Flávia, de Piancó, não nutria sentimentos pelo seu genitor. Merece reparos, ou melhor, vou mais além, essa maldosa matéria merece ser repelida veementemente.
Toda a população piancoense tinha conhecimento dos embates travados, pela imprensa, por integrantes dos blocos da situação e da oposição, acerca da realização ou não da festa de Santo Antonio, deste ano. A Prefeita Flávia usando os microfones de uma emissora de rádio, falou aos seus conterrâneos das dificuldades em realizar a tradicional festa de Santo Antonio, justificando as suas razões, devido a seca que já assolava a região. Por outro lado, os líderes das oposições da política local, também se utilizavam de meios de comunicações, para contestarem a postura da Prefeitura, além de passarem a cobrar uma ação governamental, de maneira que viabilizasse a realização da festa.
Abro, nesse momento, um parêntese, para levantar outro ponto outrora discutido pelas oposições, qual seja, o atraso no pagamento da folha de funcionários. Ora, com a atualização da folha de pagamento, antes da festa de Santo Antonio, os líderes da oposição, não mais tinham outro assunto palpitante para comentarem em emissora de rádio, não existindo, portanto, matéria nova para deixar os seus ouvintes antenados. Veio, então, o fato novo: a decisão da Prefeita em não realizar a festa de Santo Antonio e, as críticas foram pordemais severas, e duras.
Sobremaneira, o outro fato novo que surgiu no cenário local, foi exatamente a atualização da folha de pagamento dos funcionários, resultando, com isso, na enorme alegria dos piancoenses, pois, com dinheiro no bolso, foi, mais do  que suficiente para pagar a bodega, a mercearia, a farmácia, enfim, saldar todos os compromissos assumidos, e mais, o comerciante reabriu o crédito para o funcionário público municipal, permitindo, que o servidor público e seus parentes, pudessem dá uma entrada em calçados e roupas novas para irem à festa. E, que festa, já que a Prefeita tinha anunciando que não iria realizar a festa? Veio, então, a pressão popular, em emissoras de rádios, blogs e por todos os recantos do município, pedindo que a Prefeita realizasse a festa, mesmo com a adversidade climática.
Não deu outra! A Prefeita atendeu ao clamor da população e, de ultissíma hora, com apoio decisivo de Daniel Galdino e de amigos, programou a realização da festa de Santo Antonio. Diga-se de passagem, a maior festa do padroeiro, de todos os tempos.
Integrantes das oposições, riam e apostavam no fracasso da festa, pois, achavam eles que era impossível se contratar estrutura e bandas em curto espaço de tempo. Estavam todos preparados, com máquinas fotográficas e câmaras para registrarem e postarem em blogs, o fracasso da festa, apostando que “não ia dá ninguém”. Enganaram-se todos, pois, como já disse, foi a maior festa de Santo Antonio de todos os tempos.
Pois bem, ... peço permissão para tratar, daqui prá frente, sobre o sentimento que existe no coração de uma pessoa.
Não tenham dúvidas de que a Prefeita Flávia, guarda e nutre fortes sentimentos pelo seu pai Gil Galdino. Repito, não tenha dúvidas dessa afirmação. Dispensável é revelar nesse espaço, o apoio que a Filha Flávia proporcionou durante toda a sua vida, ao seu genitor. Por outro lado, é bem verdade, e não é segredo pra ninguém, as divergências reveladas durante a campanha eleitoral de 2010, contudo, reatada a fraterna convivência de Pai e Filha, a partir da data do casamento de Flávia em 27 de maio do ano passado. Daquela data por diante, a Filha Flávia passava a conviver fraternalmente com o seu Pai, inclusive, dispensando todos os cuidados médicos para combater o câncer do velho Gil. Ficou ela, ao lado do seu pai até as últimas horas da sua vida. São muitas, as pessoas que têm conhecimento dessa afirmativa. Mas, deixemos em aberto esse comentário acerca da salutar, amigável, respeitável, e fraternal convívio de Gil e Flávia, pois, Deus é o maior testemunho desses fatos, principalmente, durante os últimos dias da vida de Gil, estando Flávia ao lado diuturnamente.
Voltemos, ainda, ao assunto relacionado a festa de Santo Antonio deste ano. Vejam bem ... a oposição, em ano de eleição, passava a explorar esse fato, como se fosse um dos carro-chefe para desferir severas críticas à administração municipal e, consequentemente, em desfavor da Prefeita Flávia. Como já disse, a Prefeita, então, atendeu ao clamor do povo e, decidiu realizar a festa.
Lembra quando aqui falei que líderes da oposição apostavam no fracasso da festa!? Diziam eles aos quatro cantos do município, “como é que vai ser um sucesso essa festa, se nem um cartaz foi feito? Se nenhuma divulgação foi veiculada em emissora de rádio com alcance regional? Se não existe recurso em caixa pra custear as despesas com estrutura, bandas, etc? E riam: “as bandas não vão nem subir no palco, pois, sem pagar, elas não sobem pra se apresentarem!” Pois é ... Caíram do cavalo essas pessoas do mal! A Rainha do Povo de Piancó, Prefeita Flávia, entrou em ação! Decidiu ir na linha de frente, conclamou a todos prá luta, convocando todos os amigos e amigas para se mostrarem unidos, e que, assim, seriam vitoriosos em mais uma batalha. E, não deu outra, a Prefeita foi convocada, pelos amigos, a subir no palco, sim, repito: ela subiu no palco sim senhor, prá demonstrar que com gente ou sem gente na Av. Gil Galdino, ela assumiria o risco da festa. Só que foi sucesso total, nunca se viu tanta gente numa artéria da cidade. A responsabilidade (sucesso ou insucesso) a Prefeita Flávia tomou pra si própria, assumindo todo o risco, daí, o motivo mais do que justificável, para que ela viesse a subir no palco.
Quero finalizar afirmando com toda convicção, a Prefeita Flávia recebeu um toque do seu pai para que realizasse essa festa e que na Avenida Gil Galdino visse o início e não se avistasse o final do tapete de pessoas se divertindo durante a festa do padroeiro. Estava ali, não a festeira Flávia. Não! Isso não! Estava ali a Gestora Pública Municipal para declarar que estava assumindo o risco de toda a festa. Estava ali, a Prefeita para, pessoalmente coordenar a festa que foi programada e executada de última hora e, em assim sendo, tudo poderia dá errado, contudo, graças a Deus, deu tudo certo, não se registrando um único incidente ou até mesmo um pequeno aborrecimento. Não tenham dúvidas, foi a Mão do patrono da avenida onde foi realizada a festa e, se vivo fosse, quem estaria ali era Gil, pois ele adorava representar a sua Filha Prefeita em solenidades oficias e assim diria: “aqui estou para representar a Prefeita Flávia Galdino, ... declaro abertas as festividades do Padroeiro Santo Antonio”.
O sentimento da Filha Flávia, para com o seu Pai Gil, está muito bem guardado no fundo do seu coração, com certeza, irrigado pelas batidas palpitantes desse órgão que sabe dá amor ao povo desta terra e, como prova, ela respeitou a vontade do povo, realizando e assumindo toda a responsabilidade da festa, em detrimento do seu sentimento pessoal que, evidencie-se, está muito bem guardado no fundo do seu coração.


Postado pelo Portal Piancó 
O autor não quis se identificar

Nenhum comentário:

Postar um comentário