Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 10 de junho de 2012

Idosos devem procurar postos de vacinação até o dia 15

Imagem de Internet
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz um alerta aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação deste ano contra a gripe para os idosos. A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi encerrada no último dia 1º, porém os 23 municípios que ainda não atingiram a meta de 80% de vacinação para o público de idosos vão continuar vacinando até o próximo dia 15 de junho.

Em todo o Estado, foram vacinados 143.5 77 idosos, número que representa 77,22% do objetivo. Para Sergipe atingir o índice de 80% de cobertura, falta, ainda, a aplicação de 5.189 doses de vacina. Já em Aracaju, que vacinou 65,98% do seu público, precisam ainda ser vacinados 7.277 idosos para que o município alcance o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde.


A SES faz mais um apelo para os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe: procurem os postos de saúde para que possam receber a vacina. Dentre as 330 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para Sergipe, e distribuídas para 350 postos de saúde em todo o Estado, 237.523 foram aplicadas. Os municípios que ainda têm vacina devem continuar vacinando a população até o final do estoque.


A gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, reforça a importância de que as equipes de Saúde da Família realizem a busca dos idosos que ainda não foram vacinados. "Ainda há tempo de se vacinar. Estamos reforçando com os municípios para fazerem uma busca ativa da população idosa para atingirmos a meta de 80%", disse a técnica da SES.


"A vacina é um importante aliado na prevenção de doenças e promoção em saúde. Quem tem parente, amigo ou vizinho idoso, deve ficar atento e levá-lo ou estimulá-lo a buscar uma unidade de Saúde", conclui o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.


A única contra-indicação da vacina é para quem tem alergia ao ovo ou esteja com febre no momento da vacinação. Mesmo sem o cartão de vacinação, a pessoa pode receber a dose, porém receberá outro documento na unidade básica de saúde.
Fonte: Ascom SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário