Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Agrava-se estado de saúde de Ronaldo Cunha Lima

O estado de saúde do poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima voltou a se agravar nas últimas horas, o que obrigou a família a instalar uma Unidade de Terapia Intensiva móvel no apartamento onde ele reside, no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Uma série de fatores foi apontada como consequência do agravamento da saúde de Ronaldo, que está com o pulmão esquerdo paralisado, enquanto o outro começou a ser comprometido. Tão logo foi divulgada a notícia a respeito, houve uma intensa mobilização nas redes sociais, com votos de que Ronaldo consiga vencer os obstáculos.
 
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) teve que se afastar das atividades no Congresso para acompanhar de perto a situação do pai. Na CPMI do Cachoeira, da qual Cássio faz parte, o suplente Aluízio Nunes, senador por São Paulo, passou a substituí-lo. Cássio admitiu que, se houver necessidade, está disposto a requerer uma licença do mandato, o que causaria a ascensão do suplente José Gonzaga Rodrigues, o empresário conhecido como Deca do Atacadão. “Numa circunstância como esta, não poderia ficar distante do meu pai. Estou fazendo aquilo que qualquer filho faria, sem prejudicar as atividades normais do Senado”, observou o parlamentar, que postou no microblog “Twitter” a informação sobre a piora da saúde do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Campina Grande.
 
Ronaldo luta contra um câncer no pulmão desde julho de 2011, tendo sido submetido a um tratamento com especialistas no hospital Sírio Libanês em São Paulo, tendo permanecido internado por vários dias no hospital da Unimed em João Pessoa em janeiro. Não obstante a gravidade do quadro, os familiares acharam conveniente manter o poeta em casa, na UTI especialmente montada, por avaliar que é mais confortável do que a permanência em hospital e fica mais próxima de familiares e amigos, que podem visitá-lo com frequência. Inúmeras pessoas foram, ontem, à residência de Ronaldo informar-se da situação e, ao mesmo tempo, prestar solidariedade. Entre os expoentes da família, além do senador Cássio, o ex-senador Ivandro Cunha Lima fez questão de marcar presença. Cássio agradeceu a solidariedade de todos e pediu que as orações sejam intensificadas para que Ronaldo tenha paz e tranquilidade e que seu quadro de saúde seja restabelecido.
 
O senador Cássio chegou a ficar contrariado com a manifestação do petista campinense Basílio Carneiro no Twitter, insinuando que ele está muito calado diante das discussões políticas sobre a sucessão em Campina Grande e em relação ao tratamento dispensado pelo governador Ricardo Coutinho àquela cidade. Cássio pediu respeito à dor da família e considerou intempestiva a manifestação do militante petista. Nascido em Guarabira e casado com Glória Cunha Lima, Ronaldo foi governador do Estado empossado em 1991, depois de ter vencido, em 90, o ex-governador Wilson Braga num acirrado segundo turno, no qual contou com o apoio do ex-candidato a governador João Agripino Neto, do PRN. Na época, o poeta concorreu pelo PMDB, onde havia sido preterido em outras disputas. Posteriormente, devido a divergências com o grupo maranhista, filiou-se ao PSDB, atraindo um grande número de lideranças.
 
Nonato Guedes - nonaguedes@uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário