Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 19 de junho de 2012

Acordo entre Lula e Haddad com Maluf afasta Erundina

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (18) que irá conversar com a deputada federal Luiza Erundina (PSB) sobre as declarações dela de uma possível desistência da candidatura de vice na chapa. 
 
Em entrevista ao jornal “O Globo”, Erundina disse que pode abandonar a candidatura à vice-prefeita de São Paulo, devido à aliança entre o deputado Paulo Maluf  (PP) e o candidato petista à prefeitura da capital paulista, Fernando Haddad, consolidada nesta segunda (18), sob as bênçãos e apertos de mãos do ex-presidente Lula. 

“É uma situação muito constrangedora. Tenho que rever essa situação. Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum”, disse ela ao jornal.
Por trás da insatisfação de Erundina está a inimizade histórica com Maluf, o novo aliado do PT de São Paulo. Em entrevistas à imprensa, a socialista avisou que não aceita compor uma chapa que inclua o seu maior desafeto político. 

O anúncio da adesão do PP à pré-candidatura de Fernando Haddad foi envolto pela troca de amenidades entre Maluf e os representantes do PT. Com discurso afinado, todos ressaltaram que, apesar das divergências históricas, a aliança buscava repetir em São Paulo a parceria do plano federal.

Lula e Maluf se cumprimentam em encontro que selou apoio do ex-preifeto a Haddad

Marcado para às 13h na casa de Maluf, o evento começou com uma visita relâmpago de Lula, que chegou às 12h45 e foi embora cerca de 15 minutos depois, sem falar com a imprensa. Além de Maluf e Haddad, apenas o presidente nacional do PT, Rui Falcão, falou à imprensa. Segundo interlocutores do ex-presidente, sua presença foi uma condição imposta por Maluf para fechar a aliança e, por isso, não teria ficado mais tempo no evento. Após o anúncio da aliança, o cardápio do almoço na casa de Maluf foi feijoada. 

Em seguida, representantes do PT e do PP foram à sede do diretório municipal pepista para homologar a aliança. Com a divulgação do pacto, vieram as críticas de Erundina. No entanto, Haddad afirmou compreender a posição da deputada. “se você retornar a um período de 20, 24 anos atrás, era um contexto em que as coisas se comportavam de maneira diferente. Hoje, temos um projeto político no país, que conta com o apoio do Partido Progressista”, disse Haddad. 

Ele também citou suas discordâncias a Maluf. “Nunca neguei a ele que sempre estivemos em campos opostos no passado, nem ele está negando”, afirmou. O petista disse que Maluf fez elogios às prefeituras de Erundina e Marta Suplicy em São Paulo. “Divergência é natural na politica, mas também é natural buscar convergência. Estamos fazendo um pacto”, concluiu.


Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário